Adiamento a poucas horas do início de shows possibilita pedido de indenizações?
Show da Taylor Swift é adiado: quais são os direitos do consumidor?
Para advogados, além do reembolso do valor do ingresso, consumidores ainda podem ingressar com ação de danos morais contra organizadora do evento
Devido ao forte calor, a segunda apresentação de Taylor Swift no Rio de Janeiro, que aconteceria neste sábado, foi adiada para a próxima segunda-feira. A decisão veio após uma fã da cantora morrer durante o show na sexta. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os consumidores que não puderem comparecer na nova data têm direito a reembolso integral do valor pago no ingresso.
Fãs de Taylor Swift reagem a adiamento do show: ‘Foi algo irracional dela’
A notícia de que o espetáculo não aconteceria só foi dada quando centenas de pessoas já estavam no Estádio do Engenhão, o que levou muitos swifties a ficarem frustrados. Alguns são turistas de outros estados e já estavam com passagem de volta marcada para esse domingo.
Daniel Blanck, advogado especialista em direito do consumidor, afirma que, nesse caso, há o direito de pedir reembolso de alguns gastos para a empresa organizadora do evento.
— Se a pessoa precisou pagar para mudar a data de passagem, se teve gasto com mais uma estadia em hotel… ela pode pedir esse dinheiro de volta — explica. — Qualquer empresa que faz evento no Brasil é submetida às leis brasileiras.
A advogada Cátia Vita alerta, porém, que antes de entrar com uma ação judicial pedindo o reembolso, é necessário fazer o pedido administrativamente, pelos canais de atendimento ao consumidor da empresa. Também é necessário guardar comprovantes das despesas, como recibos e notas fiscais.
Blanck acrescenta que, as pessoas que forem à Justiça, ainda podem pedir indenização por danos morais por terem criado alta expectativa de assistir ao Eras Tour e não conseguirem por causa da mudança da data pelos organizadores.
Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/noticia/2023/11/18/show-da-taylor-swift-e-adiado-quais-sao-os-direitos-do-consumidor.ghtml
Saiba mais: https://lcdadvogados.com.br/index.php/servicos/
Deixe um comentário